quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Por que os cães bocejam quando bocejamos

Por que os cães bocejam quando bocejamos
Se 'capturas' do seu cão o seu bocejo, seu amigo peludo pode ser empatia com você.
Por
Laura Moss Seg, 14 de maio de 2012, 10:47
 32   
Tópicos relacionados:
Pesquisa Animal , Animais , Ciência

Foto: janoma.cl / flickr
Se o seu companheiro canino já bocejou depois bocejou, pode ser porque ele simpatiza com você, de acordo com um novo estudo.
 
Pode parecer simples, mas o fato de que esse comportamento é contagiosa é bastante notável, porque os animais muito poucos fazê-lo. Bocejar si é rara no reino animal, e além de pessoas e cães, o bocejo contagioso tem sido observado apenas em babuínos Gelada, toco-tail macacos e chimpanzés.
 
Nós sabemos que os humanos e os chimpanzés tendem a bocejar mais com amigos e familiares, sugerindo que "captura" bocejo de alguém está ligado a sentimentos de empatia, e pesquisas anteriores mostraram que os cães são mais propensos a bocejar após assistir bocejo pessoas familiar. No entanto, até recentemente, não estava claro se os bocejos cães foram amarrados à empatia.
 
Mas um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Portugal de Porto descobriu que os cães bocejam mesmo quando ouvir apenas o som de uma pessoa bocejando, fornecendo a evidência mais forte que o melhor amigo do homem é capaz de sentir empatia com a gente.
 
A equipe, liderada pelo biólogo comportamental Karine Silva, selecionados 29 cães que viviam com seus donos por pelo menos seis meses. Bocejo gravações de proprietários dos cães, uma mulher desconhecida e um computador de simulação foram jogados para os animais durante duas sessões diferentes, e o estudo descobriu que quase metade dos cães bocejou quando ouviram uma gravação de um ser humano bocejando. No entanto, os caninos bocejou cinco vezes mais quando ouviram um homem  bocejando.
 
"Estes resultados sugerem que os cães têm a capacidade de empatia com os seres humanos", disse Silva, que explicou que o vínculo humano-animal perto que tem sido desenvolvido através de 15.000 anos de domesticação "pode ​​ter fomentado entre espécies empatia".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário